segunda-feira, 1 de junho de 2015

Visitando a Camargue

No sábado, dia 23, fomos para Aigues Mortes ( águas mortas, na língua provençal). Começamos com o passeio de trem pelas salinas. Fascinante. Esse foi o primeiro ano que incluí esse passeio no pacote e agora fará parte sempre. A belíssima cor da água devido às micro algas repletas de caroteno que deixam os camarões os flamingos cor de rosa contrastava com o branco do sal e o azul do céu. 
A visita ao museu do sal também valeu a pena. Depois fomos para dentro das muralhas que rodeiam a medieval Aigues Mortes e cada um tomou seu rumo.  Lojas, ateliês, restaurantes... Um pouco de tudo para o gosto de todos.
Terminamos o passeio dando uma parada em uma vinícola de vin de sable, vinho de areia, afinal as terras lá antes eram cobertas pelo mar. Voltamos para Saintes e acabamos jantado quase todos juntos com a vista para o porto. A família cigana que estava na mesa ao lado nos reconheceu e disseram que esperavam mais alguns netos para tocar mas dessa vez não fizeram muita música como no ano passado. Mas foi muito bom de qualquer maneira.
O dia seguinte foi dia 24, dia de Santa Sara, dia de muita festa. Passei pelo hotel e para dar as coordenadas do dia. Muito interessante ver como o grupo era bem eclético. Diferentes pessoas, diferentes profissões e modo de pensar, diferentes interesses mas todos estavam lá com um fator em comum, participar da maior festa de ciganos do mundo. Alguns foram para a missa, outros foram para a feira mas todos estavam presentes ao nosso encontro para irmos juntos ao acampamento da família Batista, a família cigana que carrega o andor de Santa Sara todo ano. Fomos recebidos com muito carinho e adorei ver como se preocuparam com todos nós, se estávamos comendo, se estávamos bebendo, se estávamos bem. A paella estava uma delicia!!! Muita música, muito astral e de repente todos começam a sair, hora da procissão.  Mais uma vez, cada um foi encontrar seu lugar , seu modo de acompanhar o percurso de Santa Sara. Como Saintes Maries de la Mer é pequena, fomos nos encontrando às vezes por aqui,por ali. Adorei ver  no dia seguinte de manhã, na mesa do café as inúmeras historias diferentes que o grupo tinha pra contar



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós.