quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Complementando a viagem de Paris no sul da França


Eles não tinham muito tempo mas não deixaram de aproveitar em sua primeira viagem de

França de descer para conhecer a bela e perfumada Provence . Vieram nos últimos dias que ainda tínhamos os campos floridos., mas puderam bem aproveitar. Como eu só tinha um dia para mostra-los um enorme tesouro, calculei e dei prioridade aquilo que mais lhes interessava, as Lavandas
Hospedados em Avignon, aproveitaram também o astral do Festival Internacional de Teatro que toma a cidade toda. 

Cheguei de manha cedo no hotel para busca-los. Eram uma família linda, um belo casal com duas princesas. Sendo que uma dormia ainda profundamente nas cadeiras do hotel e assim seguiu, ate chegarmos na Abadia Notre Dame de Senanque. Mas antes de pararmos lá demos uma paradinha ao lado de Gordes de onde eles tiveram a maravilhosa vista da cidade feita em construções de pedras. Fotografamos e descemos para ver o primeiro campo de lavanda em frente a Abadia. Lindo, parecia um quadro. Continuando fomos seguindo o caminho ate parar em Saint Saturnin de Apt onde comemos em um restaurante muito indicado, L`Estrade. Na verdade , se não fosse tão indicado eu não teria parado pois estava vazio e não aparentava toda a qualidade que tem. Além de um ótimo atendimento e um banheiro limpíssimo e charmoso ( insisto, sempre dizem que para saber se um restaurante e limpo, comece olhando o banheiro. Eu concordo).

Seguimos o caminho e paramos em um castelo que eu sempre via fechado. Mas estava aberto com a venda de lavandas e mel
Entramos para degustar, levamos o mel de lavanda e de girassol e continuamos ate deparar com a imagem dos sonhos. Metros e metros de lavandas , lindas, coloridas e cheirosas. A sensação de estar no meio delas e indescritível. Foi mesmo difícil tira-los de lá para continuar o percurso. E, como eu já esperava, quando chegamos no outro campo, eles ficaram mais impressionados ainda, maior a altitude, mais vibrantes estavam as cores das lavandas
Continuamos até Sault, beirando campos e mais campos de lavanda . é verdade que muitos já haviam sido cortadas mais ainda tínhamos muita beleza. Em Sault fomos tomar um sorvete ( alguém tem que pedir o de lavanda!!!) e fazer umas compras. Terminamos na refinaria onde parece que as crianças que estavam cansadas reviveram pois tem um espaço educativo com jogos que elas amaram.
Voltamos para Avinhão. Minha tarefa foi cumprida e mais um sonho foi realizado.
Agora o próximo grupo para ver as lavandas, será somente no ano que vem.
A próxima viagem será feita no outono, quando as cores mudam, os vinhedos estão laranjas e, segundo os artistas, a Provence fica com os tons ideais para a pintura.