quarta-feira, 17 de junho de 2015

as lindas águas turquesas de Marseille e a visita a gruta de Maria Madalena


     Um pouco a contra gosto de muitossaimos um pouco mais cedo de Arles para irmos a Marseille. Afinal, tinhamos o j=horário do passeio de barco e Marseille é bem sujeita a transito.
   Chegamos e como as ruas mudaram os sentidos paramos do lado oposto do porto velho e andamos por ele a pé. Encontramos uma feira de peixes e frutos do mar bem interessante.
     O dia estava lindo mas o vento gelado nos acompanhou e, como sempre graças a ele o céu estava bem azul e as águas com aquele belissiomo tom turquesa. O passeio foi bem bonito.  Acabamos fazendo como todos os anos um lanche rápido no porto (é uma lanchonete com ótimos sanduiches e uns cookies maravilhosos) e depois subimos para Notre Dame de la Garde de onde temos uma bela vista de toda a Marseille e de parte do caminho que fizemos de barco. Chegamos e como de hábito marcamos um ponto de encontro. Uns partiram para Cripta, outros para dentro da basilica e assim nos dispersamos e nos esbarrávamos aqui e acolá.
    Na volta o grupo começou a e desfazer, Monica tinha que partir. Como esse turismo é a la Carte, programamos o dia e a hora para que ela pudesse estar o maior tempo conosco e aproveitar até o último minuto. Saimos da basilica e fizemos um tur pelas ruas de Marselha para deixá-la na estação ferroviária e voltamos para Arles.
    No dia seguinte foi o dia da ida à gruta de Maria Madalena. Um passo a mais que foi dado no nosso roteiro a pedido de uma passageira do ano passado que acabou não podendo vir nesse ano. Foi muito bem recebido por todos. Aprovação de 100% na ideia de mantê-lo para o próximo ano.
Uma estrada cheia de curvas nos leva para dentro das terras, acima de Marseille, para as montanhas do Maciço de Sainte Baume, onde há a gruta onde viveu Maria Madalena nos seus últimos 30 anos de vida. Lá há um convento da ordem Domenicana e mais uma vez tivemos a honra da presença de um Frei para passarmos as informações da história de Santa Maria Madalena assim como com muita simpatia responder a nossas inúmeras perguntas.
    Depois fomos para a Basilica de Maria Madalena onde se encontram suas relquias e seu crânio. Uma cidadezinha bem pequenina e como atrasamos a saida do hotel e ainda ficamos conversando muito com o padre chegamos no momento em que os restaurantes já estavam fechando. Acabamos tendo um almoço de despedida numa lanchonete. Não era o esperado mas acabou sendo divertido. Fomos viditar a Basilica e parte do antigo convento onde antes ficavam os peregrinos e agora estão ao lado da gruta. 
Na volta, mais metade do grupo tinha sua partida. Paramos então no caminho no aeroporto de Marseille para deixar 3 pessoas e voltamos para Arles.
    O último dia, sábado, os quatro integrantes do grupo que ainda ficaram tiveram a oportunidade de participar de uma das maiores feiras da Provence, nas ruas. Quando passei para buscá-los para irmos ao aeroporto... Nossa, eram muitas compras!!! Se fosse o grupo todo, assim como fizemos de Saintes para Arles, não caberia tudo no porta mala não!!  Mas não foi o caso e assim partimos para Marignane, finalizando mais uma viagem da Turismo a la Carte. Uma sensação de alivio pois o objetivo foi alcançado e uma sensação de saudade de um grupo tão legal. Como será o de julho??

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós.