sábado, 6 de abril de 2013

O Caminho de Maria Madalena 2008

Nosso primeiro roteiro

Como me foi pedido com um intuito religioso fui atras de uma linha, um caminho já percorrido por un ente religioso. Quanto mais pesquisava mais me interessava pela área. Foi lá naquela pequena cidade onde eu morava que o Cristianismo entrou no ocidente e foi sendo ensinado e divulgado pela Europa.

Segundo a tradição, Maria Madalena, acompanhada de Maria Jacobé, Maria Salomé, Lazaro e Maximin e Sara Kali saem da Terra Santa e miraculosamente atravessam o Mar Mediterrâneo e chegam na pequena cidade de Saintes Maries de la mer.   

Era um grupo de 6 pessoas. Seis pessoas especiais. Fui buscá-las no aeroporto e tive o prazer de apresentar-lhes Saintes Maries de la Mer. Passamos 2 dias de muita festa , de muita religiosidade, de muita música e tradições.


O contato direto com os ciganos, a emoção de ver a Santa Sara passando ao nosso lado dentro da Igreja ( nem todos tiveram a força de restar dentro da Igreja pois ela fica muito cheia), No dia 24 choveu, mas isso não inibiu às pessoas de acompanhar a Santa até o Mar e ver os cavaleiros representando a chegada de Santa Sara às terras francesas.

Depois de um dia de descanso onde fizemos uma volta de barco no Rio Ródano para ver mais de perto a natureza com seus touros e flamingos, fomos visitar os arredores.

Passamos pela catedral de Sant Gilles pela cidade de Arles onde fizemos à pé uma pequena parte do caminho de Santiago de Compostella passando por belas construções do sec XVII, pelo anfiteatro pela Arena,Arles é como uma mini Roma. Visitamos ao museu Arlaten e depois do almoço partimos à Avignon . A visita do Palácio de Pape foi emocionante. Depois fizemos um passeio pelas belas pequenas ruas passando por algumas igrejas e capelas.                         

Seguindo o percurso de Maria Madalena passamos o dia em Marseille. Visitamos o Monastério de San Victor, a Igreja de Notre Dame de la Garde, com uma vista exuberante e fomos até a catedral. Almoçamos um lanchinho e fizemos a inesquecível volta de barco de Marseille à Cassis . As águas eram cristalinas, azul turquesa e faziam contraste com o branco dos Calanques

De lá fomos direto para do Massivo de Sainte Beaume e ficamos hospedados no Hotel das beneditinas do Sacré-coeur de Montmartre.



No dia seguinte subimos até a gruta , 1 hora de caminhada, onde Maria Madalena passou seus últimos 44 anos em retiro e tivemos uma palestra com o padre local. Ele foi muito atencioso conosco e foi contando passo a passo a história de Maria Madalena. Era uma palestra só pra nós numa igreja com as paredes de pedra, úmida, com o eco de uma gruta, parecia que havíamos voltado no tempo.

Fomos à Saint Maximin onde há a cripta de Maria Madalena e depois para a bela cidadezinha de Castelet. Andamos pelas ruas e fomos visitando os atelies,  é um recanto de arte .

No dia seguinte eles se foram. Voltaram para o Brasil. E já tinha conosco a frase, “Precisamos organizar a viagem para o ano que vem” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós.